Início > NOTÍCIAS
11/07/2017 | Criação de um Grupo de Trabalho para tratar das demandas da Pesca é definida em reunião na ACII

A reunião plenária da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) realizada na noite de ontem, 10 de julho, definiu a criação de um Grupo de Trabalho para elaboração de um documento a ser levado aos órgãos competentes e lideranças políticas com as demandas da Pesca Industrial da nossa região. O Grupo irá reunir representantes do Sindicatos da Pesca, Prefeitura de Itajaí e ACII, e inicialmente buscará o apoio do Governo do Estado, para então levar a Brasília as prioridades do setor.  

O encontro na ACII foi realizado com o objetivo de apresentar a importância da Pesca Industrial para a região e contou com a presença do Presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), José Jorge Neves Filho e a equipe técnica da entidade, o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o Presidente da ACII, Eclésio da Silva e a Vice-presidente da ACII, Maria de Fátima Santos Silva.

Os representantes do SINDIPI detalharam que Santa Catarina conta com cerca de 600 embarcações, as quais aproximadamente 500 são de Itajaí e Navegantes. As empresas de beneficiamento somam 55 no Estado e 25 estão localizadas na nossa região. A atividade gera 60 mil empregos diretos e diretos, e destes 50 mil postos de trabalho estão em Itajaí e Navegantes. A captura de pescado soma 140 mil toneladas por ano, 60% desse volume é desembarcado em Itajaí e 24% em Navegantes, restando apenas 16% para as demais cidades catarinenses. O desembarque deste acontece em 50 terminais privados. Números que evidenciam o motivo pelo qual a região é tida como maior polo pesqueiro do país.

Também foi apresentado a diferença entre os tipos de pesca e os espécimes, sendo que a atividade com maior representação é a arte do cerco, cuja prática é feita com as traineiras e destinada à pesca de sardinha e outros. Sobre a Indústria de Beneficiamento, foi destacado que as duas principais empresas do país estão localizadas na nossa região. A produção de congelados mensal é de aproximadamente 8 mil toneladas e os colaboradores envolvidos na atividade são 5 mil. Já os enlatados de sardinha somam 600 mil/ano e de atum chega a 160 mil/ano, envolvendo cerca de 3 mil colaboradores. Ainda foi colocada a destinação da produção, que se divide entre o mercado nacional e a exportação destinada para diversos países.

Na reunião foi detalhada ainda as principais dificuldades que o setor enfrenta, como a ausência de políticas públicas, que contemplam a gestão pesqueira, o fomento da atividade, a falta de apoio para as pesquisas, falta de infraestrutura e segurança jurídica e a falta de envolvimento de quem tem o conhecimento prático na discussão da legislação. Além da instabilidade na Gestão Pública da pesca brasileira, foi citado com problema a extinção do Ministério da Pesca e a troca frequente dos órgãos responsáveis por tratar dos assuntos do setor, que culminou na ausência de regras claras de produção e beneficiamento. Para se ter ideia, ao longo de 7 anos foram 9 Ministros que trataram das demandas do setor. “Somos uma atividade que gera muito emprego, tributos e renda. Precisamos de apoio e reconhecimento”, frisou o Presidente do SINDIPI.

A partir das colocações, foi sugerida a formação do Grupo de Trabalho e a elaboração de um documento com ações primordiais para a continuidade da atividade pesqueira. “Precisamos fazer um diagnóstico do setor e buscar juntos as soluções”, destacou o Prefeito Volnei. Já o Presidente da ACII, Eclésio, frisou apoio total da entidade para a causa. “Sabemos o quão importante é a Pesca para a nossa região, sendo um dos pilares da economia”. E a Vice-presidente, Maria de Fátima, salientou que é fundamental a união das entidades para defender a Pesca. “Precisamos nos unir para de fato manter a nossa posição de polo pesqueiro do país”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação ACII



Institucional Soluções Empresariais Núcleos Setoriais e Câmaras Imprensa
- Historico
- Diretoria
- Perfil Presidente
- Ex-Presidentes
- Estatuto
- Conselhos
- UtilCard
- Certificado Digital
- Revista ACII
- Envia E-mails
Parcerias Anuncie
Convênios Fale Conosco
Maillist
Cadastre-se e faça parte do nosso maillist

Rua Hercílio Luz, 381 | Sala 201 | 1º andar | Centro | Itajaí/SC | CEP 88301-001 (47) 3247-5500