Jorginho Mello assina ordens de serviço na ACII

Governador do Estado foi recebido na Associação Empresarial de Itajaí na tarde desta terça, 1º de outubro. Obras de interseção da Rodovia Antônio Heil com a BR-101 e dragagem no Rio Itajaí-Açu beneficiam a atendem a necessidades da região.

 

O governador do Estado, Jorginho Mello, foi recebido na Associação Empresarial de Itajaí – ACII para a assinatura de duas ordens de serviço importantes para a região. O ato oficial aconteceu na tarde desta terça-feira, 1º de outubro.

 

A primeira ordem de serviço a ser assinada foi para as obras de interseção da Rodovia Antônio Heil (SC-486) com a BR-101, em Itajaí. O trecho faz parte do Programa Estrada Boa e vai ter uma extensão aproximada de 1,3 mil metros. O projeto também prevê a construção de quatro eixos viários de entrada e saída da estrada federal, uma ponte sobre o rio Canhanduba II e dois viadutos, além dos serviços de drenagem, pavimentação e sinalização.

 

“É uma obra esperada há mais de 10 anos. Fiz questão de vir aqui, na Associação Empresarial, porque isso vai ajudar não só Itajaí, isso vai ajudar regionalmente. É um contorno viário com acesso que vai até a BR-101 e infelizmente ela colapsou, nós temos consciência disso”, afirmou o governador. “Tenho clamado ao Governo Federal para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT libere o projeto, que está lá há muito tempo, para que a concessionária possa fazer mais duas pistas de cada lado”, explicou Jorginho Mello.

 

 

A presidente da ACII, Gabriela Kelm, ressaltou a importância da obra. “É um pleito muito antigo da Associação Empresarial de Itajaí, um projeto de 2010. Agora,14 anos depois, estamos assinando”, comemora. “Hoje nós temos um Centro Regional de Inovação, que foi inaugurado no ano passado, temos o nosso Porto. Precisamos muito dessa ligação, dessa facilidade de acesso a Brusque e para desafogar a nossa BR-101”, acrescentou Gabriela Kelm, destacando a importância da logística para o desenvolvimento de Itajaí e região.

 

Obras de dragagem

 

Jorginho Mello assinou também a ordem de serviço para  que sejam elaborados o projeto executivo e estudos ambientais para dragagem do canal a montante dos Portos de Itajaí e Navegantes. O objetivo é viabilidade da manutenção e execução, com batimetria, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos terminais portuários e estaleiros no rio Itajaí-açu.

 

O investimento do Governo do Estado nos projetos será de R$ 820 mil, via Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). A empresa vencedora da licitação, Acquaplan – Tecnologia e Consultoria Ambiental, terá 150 dias para concluir os trabalhos que envolvem a atualização e adequação de levantamentos hidrográficos e projeto executivo para dragagem do canal a montante do Porto de Itajaí, com viabilidade da manutenção e execução, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos TUPS e estaleiros.

 

 

“A recuperação deste trecho do Rio Itajaí-açu, que fica acima dos Portos de Navegantes e Itajaí é uma obra que ajuda a recuperar a atividade dos terminais e estaleiros que atuam nesta área e que enfrentam dificuldades por conta da falta de dragagem”, enfatizou o governador.

 

A presidente da ACII agradeceu ao Governo do Estado e destacou a atuação das entidades que têm trabalhado para o atendimento desta e de outras demandas de Itajaí e região. “Além das questões econômicas, a dragagem será importante para ajudar na prevenção e no combate às enchentes que atingem a nossa região”, concluiu Gabriela Kelm.

 

O aprofundamento do canal gerará uma melhoria na vazão do Rio Itajaí, conforme estudos realizados pela Defesa Civil, reduzindo os efeitos das cheias e inundações na região, beneficiando diversos municípios e a atividade portuária.

 

Compartilhe essa notícia
Precisa de ajuda?