Entidade foi fundada no dia 29 de maio de 1929, com o nome Associação Comercial e Industrial de Itajaí.
Com base no associativismo e no cooperativismo, a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) é um espaço para debates, busca por soluções e defesa dos interesses da nossa gente. Fundada em 28 de maio de 1929, completa hoje 95 anos.
“É com muita alegria e satisfação que celebramos os 95 essa data importante e marcante para a nossa entidade”, comemora a presidente da ACII, Gabriela Kelm. Ela acrescenta que a Associação está sempre trabalhando ativamente pelo empresariado e pela sociedade de Itajaí, com entregas significativas.
A ACII é uma entidade de classe sem fins lucrativos, que trabalha sem medir esforços pelo desenvolvimento social e econômico de Itajaí. Sua trajetória é marcada pela superação de desafios. Sempre pautada pela união de esforços e pelo trabalho coletivo, a ACII tem participação ativa em diversos momentos históricos decisivos para o desenvolvimento de Itajaí e região.
Um exemplo desse engajamento é a atuação da entidade em favor do Porto de Itajaí. Já em seu primeiro ano de atividades, a entidade reivindicou a construção do cais e da estrutura necessária para que o terminal fosse organizado oficialmente. Essa luta continua até hoje, com os constantes diálogos entre ACII e os setores públicos e privados.
Desenvolvimento econômico e social
Por levantar diversas outras bandeiras em prol do nosso desenvolvimento, a ACII é protagonista no crescimento econômico de nossa cidade e região. Ao longo desses 95 anos, tem atuado intensamente em questões que resultam em melhoria da infraestrutura, mais organização e qualidade de vida para a nossa população.
Alguns exemplos são as melhorias no Aeroporto de Navegantes, a reivindicação para construção de um novo prédio do Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen e a campanha pela redução do número de vereadores na Câmara de Itajaí.
Na primeira década do século XX a ACII modifica seu nome. Com a entrada em vigor do novo Código Civil Brasileiro, a entidade muda seu estatuto em 5 de janeiro de 2005. A então Associação Comercial e Industrial de Itajaí passa a se chamar Associação Empresarial de Itajaí. A nova designação foi oportuna por permitir o ingresso de profissionais que se enquadram em outras categorias diferentes de comércio e indústria e que, portanto, não eram contemplados no estatuto anterior.
Novos tempos
Nos últimos anos, a entidade participou da implantação do posto da Polícia Federal para a emissão de passaporte, no Itajaí Shopping. Também trabalhou pela criação do Itajaí Convention & Visitors Bureau e foi uma das entidades fundadoras do Observatório Social de Itajaí.
Recentemente a Associação Empresarial de Itajaí liderou a criação do Conselho de Entidades, um grupo de lideranças organizadas para atuar na defesa dos interesses e no atendimento das demandas econômicas e sociais da região. A ACII é também a primeira instituição a presidir o Conselho.
Atenta às constantes transformações, a Associação Empresarial de Itajaí se mantém conectada aos novos tempos. “Acabamos de realizar a 33° edição do Troféu Empresário do ano e, pela primeira vez, uma mulher empresária foi a ganhadora. Continuamos com o propósito de impulsionar e desenvolver Itajaí”, conclui Gabriela Kelm.