Itajaí é oficialmente reconhecida como a Capital Nacional da Pesca

Lei nº 14.733, de 23 de novembro de 2023, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, dia 24.

Itajaí é oficialmente a Capital Nacional da Pesca. O Projeto de Lei que concede o título a Itajaí foi sancionado pelo presidente Lula nesta quinta-feira. A autoria é do senador catarinense Esperidião Amin (PP). A Lei nº 14.733, de 23 de novembro de 2023, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, dia 24.

Além de trazer um importante reconhecimento, o título de Capital Nacional da Pesca fortalece o nome de Itajaí no cenário nacional e internacional. “A pesca sempre foi um dos pilares econômicos de Itajaí e segue pujante, como uma das principais atividades econômicas catarinenses. Temos hoje não apenas o maior e mais moderno parque fabril, como lideramos a geração de emprego e faturamento da pesca brasileira”, destaca Agnaldo Hilton dos Santos, vice-presidente de Pesca da ACII e presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI. “Este título é uma justa homenagem a nossa região e agradecemos ao senador Amin e a todos que tornam isso possível”, comemora. 

A região de Itajaí compõe atualmente o maior polo pesqueiro industrial do Brasil e é responsável por mais de 80% de todo atum e sardinha em lata comercializados no país. Santa Catarina exporta anualmente cerca de 40 milhões de dólares em pescado e é o primeiro do ranking em geração de emprego e faturamento no setor.

Com mais de 300 armadores, cerca de 450 embarcações e mais de 40 indústrias associadas, o SINDIPI é a maior instituição sindical patronal de pesca do Brasil e uma das maiores da América Latina. Desde 1980 mantém um trabalho técnico com o objetivo a pesca através da união do saber acadêmico com a prática da atividade, repassada ao longo das gerações.

 

Com informações da assessoria de Comunicação do Sindipi.

Compartilhe essa notícia
Precisa de ajuda?