MOMENTO TRIBUTÁRIO ACII: SAIBA A DIFERENÇA ENTRE PRÓ-LABORA E LUCRO

Olá!

Hoje nós vamos falar sobre pró-labore e lucros. Qual a diferença entre esses dois?

O pró-labore é a remuneração pelo trabalho do sócio, seja ele um profissional um sócio administrador. Já o lucro é a remuneração do capital investido do sócio.

E qual a grande diferença entre esses dois?

Para o fisco, o pró-labore é tributado tanto pelo Imposto de Renda como pela Providência Social.

Já o lucro, pela legislação atual são isentos.

Onde você, empresário, tem que cuidar com esses detalhes na sua empresa?

Uma vez que você só faça pagamento de lucro e não cumpra com a parte de estar remunerando o sócio que trabalha com o seu pró-labore, você pode ficar sujeito as sanções legais, uma vez que todo lucro distribuído pode ser entendido pelo fisco como todo montante de pró-labore, e aí, a empresa pode ser autuada com todo esse montante.

Fique atento, observe essas regras, converse com profissional habilitado para as devidas orientações.

Este é o Momento Tributário da Associação Empresarial de Itajaí

Marilene Jesuino Espindola