Com o objetivo de estabelecer as bases para a logística catarinense até 2050, Florianópolis sediou, na última segunda-feira, 01, um encontro de grande importância para o setor. Liderado pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o Grupo de Trabalho (GT) do Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT) esteve reunido para definir os rumos da logística catarinense para os próximos anos. A presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Thaisa Nascimento Corrêa, participou do encontro como Diretora Setorial da Facisc.
A reunião teve como destaque a apresentação de Igor Mota, Coordenador de Estudos Logísticos e de Transportes da INFRA SA, empresa responsável pelo estudo do PELT. Mota detalhou a metodologia do trabalho, que tem previsão de conclusão para 2027 e visa criar um planejamento logístico que se traduza em ações resolutas e direcionadas, e não apenas em um documento. Este plano norteará os investimentos em logística no estado pelos próximos 25 anos.
Participaram desta primeira reunião do Grupo de Trabalho, além de integrantes da SPAF, os representantes indicados pela Facisc, Fiesc, InvestSC, Alesc, DNIT e Fetrancesc. No encontro, o grupo decidiu que um representante do setor dos armadores portuários será convidado para integrar o GT.
Entre os encaminhamentos definidos, o próximo encontro do GT, em maio, será dedicado à aprovação das diretrizes prioritárias do PELT. Além disso, os participantes concordaram com a necessidade de alinhamento do plano estadual com o Plano Nacional de Logística, em elaboração pelo Governo Federal
Texto: Adão Pinheiro/Buriti Jornalistas
Fotos: Divulgação e Rafael Matos/SPAF