Selo Comemorativo celebra os 200 anos da Paróquia do Santíssimo Sacramento em Itajaí

Lançamento será nesta quinta, dia 14, às 19h, na Sala João Paulo II, anexo à Igreja Matriz. ACII é uma das participantes desta iniciativa.

A primeira instituição oficialmente fundada em Itajaí foi a Paróquia do Santíssimo Sacramento. Depois de ser erguida pelos moradores locais em 1823, a capela foi elevada à condição de curato no dia 31 de março de 1824. Nascia assim a Vila do Santíssimo Sacramento de Itajaí, com a produção do primeiro documento legal referente à ocupação do território que hoje chamamos de Itajaí.

O bicentenário da Paróquia e do Curato está sendo festejado ao longo deste ano. Um dos pontos altos das celebrações será o lançamento do Selo Comemorativo do Bicentenário. A produção do selo é uma iniciativa da Paróquia e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. O Selo Comemorativo do Bicentenário será lançado nesta quinta-feira, dia 14, às 19h, na Sala João Paulo II, sobre o Salão Paroquial da Igreja Matriz.

“O selo alusivo ao bicentenário – tanto a arte quanto a produção e a impressão – foi iniciativa da Associação Empresarial de Itajaí e da nossa representação”, afirma o advogado Mário Cesar dos Santos, vice-presidente de Relações Institucionais e representante da ACII na Comissão do Bicentenário. A Comissão é presidida pelo professor e historiador Edison d’Ávila.

Mário César ressalta que a produção de um selo comemorativo envolve custos como a elaboração da arte, o pagamento de direitos e a impressão. Por conta dessas despesas ficou definida a impressão de apenas 300 selos. “O Correio vai então fazer esse lançamento, que é mais interno, e depois o selo fica mais reservado para filatelistas, historiadores e outros interessados em adquiri-lo”, conclui Mário Cesar.